Web rádios são emissoras de rádio transmitidas via internet com a tecnologia streaming gerando áudio em tempo real, havendo possibilidade de emitir programação gravada. O mais popular servidor chama-se SHOUTCast e se pularizou através do IRC. Hoje emissoras comerciais usam essa tecnologia para emitir sua programação também através da Internet.
As transmissões de rádio começaram na década de 20, mas foi só com a
introdução do rádio a transistor, em 1954, que o rádio ficou
disponível em situações de mobilidade. O rádio via Internet está quase no
mesmo patamar. Até o século 21, a única maneira de obter transmissões de
rádio pela Internet era através do seu PC. Isso logo irá mudar, quando a
conectividade sem fio alimentar as transmissões via Internet através de
rádios de carro, celulares, pdas. A próxima geração de dispositivos sem
fio vai expandir enormemente o alcance e conveniência do rádio via
Internet.
Usos e vantagens:
As transmissões das estações de rádio
tradicionais são limitadas por dois fatores:
-a potência do transmissor da
estação (normalmente cerca de 150 km)
-o alcance disponível para a
transmissão (pode alcançar uma dúzia de estações de rádio,
localmente)
O rádio via Internet não tem limitações geográficas, portanto, um
locutor em Kuala Lumpur pode ser ouvido em Kansas através da Internet. O
potencial do rádio via Internet é tão vasto quanto o próprio ciberespaço
(por exemplo, a estação de rádio Live365 oferece mais de 30.000
transmissões de rádio via Internet).
Em comparação com orádio tradicional, o rádio via Internet não
é limitado ao áudio. Sua transmissão pode vir acompanhada de fotos ou desenhos,
textos e links, bem como interatividade, como quadros de mensagens e salas de
bate-papo. Esse avanço permite ao ouvinte fazer muito mais do que só escutar. No
exemplo do começo deste artigo, de ouvir um anúncio de uma impressora para
computador, o ouvinte fez o pedido dessa impressora através de um link, no
próprio site do rádio via Internet. A relação entre anunciantes e
consumidores torna-se mais interativa e íntima nas transmissões de rádio
via Internet. Essa capacidade expandida da mídia também pode ser usada de outras
maneiras. Por exemplo, com o rádio via Internet, você pode conduzir
treinamento ou instrução e fornecer links para documentos e opções de pagamento.
Também é possível interagir com o instrutor ou educador, além de acessar
informações no site de transmissão de rádio via Internet.
A programação de rádio via Internet oferece uma vasta faixa de gêneros
de transmissão, particularmente em música. O rádio para difusão é cada
vez mais controlado por pequenas quantidades de conglomerados da mídia. De algum
modo, isso levou a uma redução da programação de rádio, pois as estações
tentam alcançar a maior audiência possível para poder cobrar mais dos
anunciantes. O rádio via Internet, por outro lado, oferece a oportunidade
de expandir os tipos de programação disponíveis. O custo para "ir ao ar" é menor
para uma difusão pela Internet (veja a próxima seção "Criando uma estação de
rádio via Internet )", e o rádio via Internet pode recorrer a
"pequenas comunidades" de ouvintes focados em interesses ou gêneros musicais
específicos.
Fontes:
http://www.kessefbrasil.com/marketingonline/guia-do-empreendedor/o-que-e-uma-webradio
http://dicionario.babylon.com/web_r%c3%a1dio/
Nenhum comentário:
Postar um comentário