Categorias

domingo, 23 de março de 2014

DEFINIÇÕES


A seguir fizemos uma lista com alguns significados importantes para  o estudo da Educação e as novas tecnologias da informação e da comunicação.  Porém, antes das definições, queremos dividir com vocês uma citação (encontrada durante nossa pesquisa)  que nos abriu um leque de questionamentos sobre o papel  das TICs, em especial a internet,  no modelo de escola atual.

" Se a escola não inclui a Internet na educação das novas gerações, ela está na contramão da história, alheia ao espírito do tempo e, criminosamente, produzindo exclusão social ou exclusão da cibercultura."

(Fonte:   A citação foi retirada do artigo: Internet na escola e inclusão, de Marco Silva, dentro do PDF do MEC, Tecnologias na Escola.  link: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/2sf.pdf )

INTERAÇÃO:
É ação entre duas ou mais pessoas, onde é provocado uma reação ou até mesmo um processo de interatividade.

INTERATIVIDADE:
Interatividade é a modalidade comunicacional que ganha centralidade na cibercultura ( cultura que surgi com a interligação de rede de computadores).  Com a interatividade a informação, que antes chegava de forma passiva,  chega ao receptor  de forma dinâmica, possibilitando um diálogo. 

AUTONOMIA:
Autonomia é o ato de se governar por suas próprias leis, dirigir-se por sua própria vontadeNa educação, a autonomia do estudante revela capacidade de organizar sozinho os seus estudos, sem total dependência do professor, administrando eficazmente o seu tempo de dedicação no aprendizado e escolhendo de forma eficiente as fontes de informação disponíveis.

MÍDIA:
São veículos usados na comunicação de massa. (Ex.: Jornal, rádio, televisão, internet , etc...) A mídia clássica é inaugurada com a prensa de Gutenberg e teve seu apogeu entre a segunda metade do século XIX e a primeira do século XX, com o jornal, a fotografia, o cinema, o rádio e a televisão. Ela se contenta com fixar, reproduzir e transmitir a mensagem, buscando o maior alcance e a melhor difusão. Na mídia clássica, a mensagem está fechada em sua estabilidade material.
A mídia on-line faz melhor a difusão da mensagem e vai além disso: a mensagem pode ser manipulada, modificada à vontade "graças a um controle total de sua microestrutura [bit por bit]". Imagem, som e texto não têm materialidade fixa. Podem ser manipulados dependendo unicamente da opção crítica do usuário ao lidar com mouse, tela tátil, joystick, teclado, etc. (Lévy, 1998, p. 51).

TECNOLOGIA:
Tecnologia é o uso de técnicas e do conhecimento adquirido para aperfeiçoar e/ou facilitar o trabalho com a arte, a resolução de um problema ou a execução de uma tarefa específica.
Dessa forma, ela pode ser aplicada em diversas tarefas diferentes – aparecendo em situações que poucas pessoas consideram envolver a tecnologia. O simples aproveitamento dos recursos naturais e a transformação do ambiente ao seu favor, por exemplo, é capaz de ser considerado como um movimento tecnológico.

CONVERGÊNCIAS DE MÍDIAS:
É a integração de vários canais ou ferramentas usadas para armazenamento e transmissão de informação ou dados em um único local.

AVA:
Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) é um conjunto de elementos tecnológicos disponíveis na internet.  É um local virtual onde são disponibilizados ferramentas que permite o acesso a um curso ou disciplina e também permite a interação entre os alunos, professores e monitores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.

OVA:
 Objeto virtual de aprendizagem (OVA)  é um recurso digital  reutilizável que auxilie na aprendizagem de algum conceito e, ao mesmo tempo, estimule o desenvolvimento de capacidades pessoais, como, por exemplo, imaginação e criatividade. Dessa forma, um objeto virtual de aprendizagem pode tanto contemplar um único conceito quanto englobar todo o corpo de uma teoria. Pode ainda compor um percurso didático, envolvendo um conjunto de atividades, focalizando apenas determinado aspecto do conteúdo envolvido, ou formando, com exclusividade, a metodologia adotada para determinado trabalho.

FONTES:
http://www.lapef.fe.usp.br/rived/textoscomplementares/textoImodulo5.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário